1 Coríntios 7.8-16 - NÃO SE SEPAREM - O Padrão de Deus para o casamento

TEXTO: 1 CORÍNTIOS 7.8-16

8  Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.

9  Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo.

10 ¶ Para os que já estão casados tenho um mandamento, que não é meu, mas do Senhor: que a mulher não se separe do seu marido.

11 Porém, se ela se separar, que não case de novo ou então que faça as pazes com o marido. E que o homem não se divorcie da sua esposa.

12 Aos outros digo eu mesmo, e não o Senhor: se um homem cristão é casado com uma mulher que não é cristã, e ela concorda em continuar vivendo com ele, que ele não se divorcie dela.

13 E, se uma mulher cristã é casada com um homem que não é cristão, e ele concorda em continuar vivendo com ela, que ela não se divorcie dele.

14 Pois Deus aceita o homem que não é cristão por ele estar unido com a sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com o seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenceriam a Deus. Mas, sendo assim, eles pertencem.

15 Porém, se o marido não-cristão ou a esposa não-cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer como quiser, pois Deus chamou vocês para viverem em paz.

16 Esposa cristã, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar o seu marido? E você, marido cristão, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar a sua esposa?

INTRODUÇÃO:

                Você se lembra das palavras que são ditas em todo casamento pelos noivos? Prometo amar, honrar, respeitar, cuidar, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, riqueza ou na pobreza até que a morte nos separe?

                Pois bem, para quem está aqui e é casado, quero lembrar-lhes que este compromisso foi feito diante de Deus acima de tudo. Estas palavras não foram proferidas apenas como um jogo ou um ritual. Elas foram ditas diante de Deus com a presença de testemunhas. Elas foram faladas como um compromisso feito, não apenas com o cônjuge, mas também com Deus, na presença de quem você selou o compromisso com as alianças.

                Diante disto, um compromisso feito diante de Deus não pode ser desmanchado a seu bel-prazer. A Bíblia diz em Deuteronômio 23.21 que “quando você fizer uma promessa ao SENHOR, nosso Deus, não demore a cumpri-la. Deus exige que a promessa seja cumprida; e é pecado deixar de fazer aquilo que você prometeu”.

                Em nosso texto de hoje, Paulo continua respondendo às perguntas dos irmãos coríntios acerca do casamento e assuntos relacionados. Enquanto nos primeiros versículos encontramos os princípios para um casamento feliz, que compartilhamos na semana passada, agora, temos o padrão de Deus para o casamento: não se separem.

                Vejamos então 3 conselhos sábios de Paulo sobre este assunto:

  1. 1)NÃO SE SEPAREM, É MAIS FELIZ QUEM CONSEGUE MANTER CONTROLE SOBRE SUA VIDA.

Nos v.8,9 – Paulo aconselha que se a pessoa consegue dominar o desejo sexual é melhor ficar sem se casar, mas caso não consiga, deve se casar, pois como já havia dito nos versos anteriores, neste caso, o casamento é o dom que tal pessoa recebeu.

Neste texto, tudo indica que Paulo escrevesse aos solteiros que já tivessem tido uma experiência sexual, portanto, não eram mais virgens. Ele vai falar para os que ainda não tinham tido esta experiência em outros versículos mais adiante.

Ao que tudo indica, Paulo era viúvo, e entendia que a presença de Cristo em sua vida lhe supria suas carências afetivas.

Cabe pensar aqui que sempre haverá o grande desafio a todo crente de reservar tempo para investir na companhia de Cristo, seja você solteiro, seja você viúva, seja você casado.

O conselho principal aqui é domine-se. E este domínio deve ter o solteiro, mas também os casados.

2) NÃO SE SEPAREM – ESTA É A VONTADE DE DEUS DESDE O INÍCIO.

Nos versículos 10,11 – Paulo esclarece que o mandamento de Deus é que não haja separação ou divórcio. O melhor é tentar fazer as pazes e ser fiel ao mandamento de Deus.

Paulo insiste em comunicar que este mandamento não é dele, mas do Senhor. Isto te diz alguma coisa? Penso que se tentamos mudar esta regra, vamos de encontro ao que Deus determinou e acabamos por pecar.

A orientação de Paulo repete aquilo que o Senhor nos ordenou desde o início. Um homem, uma mulher e ambos se tornam um só corpo. Caso, o pecado seja tanto que venha a acontecer a separação, a orientação do apóstolo é não se case de novo, e tente a recuperação do casamento, fazendo as pazes com o cônjuge.

Quando existe separação, além do pecado do adultério que pode ter ocasionado a separação ou que acontecerá, caso os separados se casem novamente, há ainda outro pecado ocorrendo. A falta do perdão! Portanto, por mais que encontremos justificativas para terminar um casamento, elas jamais estarão aprovadas por Deus, pois o perdão deveria estar em ação. E se a coisa chegou neste nível, o pecado já estava dominando a vida do casal há bastante tempo.

                Por isso o mandamento de Deus é: não se separem.

  1. 3)NÃO SE SEPAREM – MAS, E SE ESTOU CASADO COM UM NÃO CRENTE?

                A orientação da Bíblia sempre foi que os crentes, salvos por Jesus, se casassem com outros crentes e nunca com não crentes. Por mais que queiramos mudar esta história, o princípio do casamento entre pessoas crentes permanece intacto, pois não podemos mudar a lei de Deus.

                Mas e no caso de alguém que se converte e seu cônjuge não é salvo por Jesus ainda. Neste caso, Paulo diz que o mandamento é dele e não do Senhor, ou seja, ele não havia encontrado nada revelado sobre este assunto da parte de Jesus, nem na Bíblia. Portanto, como apóstolo, cabia a ele a tomada de decisão por um caso omisso.

                Sua orientação, para esta situação está nos v.12,13 – Quem se casou com não crente, NÃO deve se divorciar da esposa ou do marido não crente. E, a não ser que eles, que não são crentes, decidam se separar, o casamento deve ser mantido, pois o crente abençoa sua casa. Mesmo para os casos de casamento mistos, o principio geral a ser seguido é: não se separem.

                Neste caso, Paulo dá 3 bons motivos para que não se separem:

  1. v. 14 – Deus aceita o homem e a mulher não crentes que estavam casados com uma pessoa crente, quando este se converteu, e seus filhos pertencem ao Senhor. Eles não são salvos, mas recebem o privilégio de estarem próximos aos crentes (os santos).
  2. v.15 – Deus nos chamou para a paz. Paulo ensina que se o cônjuge não crente quiser se separar, você deve deixar que ele tome a iniciativa. No entanto, não há nenhuma autorização a que você tome esta medida, nem há uma autorização para um novo casamento.
  3. V. 16 – Deus pode salvar seu cônjuge se você for testemunha de Deus dentro do seu lar. A preservação do lar pode ser a porta de entrada para a salvação do seu marido ou de sua esposa. Aqui cabe as palavras de Provérbios 14:1 “A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos”.


CONCLUSAO:

                Chegamos ao final desta reflexão com uma afirmação em mente. NÃO SE SEPAREM.

                O casamento é algo criado por Deus. A promessa da união até a morte foi feita diante de Deus, além de ser um acordo com o seu cônjuge, também foi um acordo com Deus. Você vai quebrar seu acordo com Deus???

                Leia 1 João 5.19Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno”.

                Pois bem, o conceito do mundo é que você deve procurar sua felicidade. Mas o conceito da Bíblia é que você deve se parecer cada vez mais com Jesus, o filho de Deus.

                Qual conceito você dará ouvidos? Ao mundo, orientado pelo diabo ou a Bíblia, a palavra de Deus?

                Deus te ajude a construir o seu lar e a tomar as decisões sábias, conforme a vontade do Senhor. Amém.

  • JMN-Enfase---Etnicos---1x2.jpg
  • JMN-Enfase---Eu-evangelizo-a-nova-geracao-1x2.jpg
  • JMN-Enfase---Eu-me-compadeo---1x2.jpg
  • JMN-Enfase---Eu-planto-igrejas-1x2.jpg

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS

Portal JMM - Notícias

Joomla! site syndication

 cbbcomnome      MISSOES NACIONAIS      MISSOES MUNDIAIS